quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra: homenagem a Zumbi dos Palmares



Hoje, homenageamos guerreiros, como Zumbi dos Palmares, que lutaram pelo povo tão importante para a formação do Brasil e apoiamos aqueles que ainda combatem o preconceito racial no nosso país.

Leia sobre a origem da data e saiba mais sobre a sociedade afro-brasileira no nosso livro África Em Cores.

A data 20 de novembro foi estabelecida como Dia da Consciência Negra em memória à morte de Zumbi dos Palmares em 1695. Conheça sobre esse herói nacional no trecho retirado do livro África em Cores, da historiadora Ana Cristina Lemos.

Pintuira retrata o herói nacional Zumbi dos Palmares Foto: Wikimedia Foundations / Reprodução
Zumbi era neto de Aqualtune, princesa descendente de nobre linhagem africana, mas já nasceu no Quilombo dos Palmares, estado de Alagoas, em 1655. Em uma das expedições de tropas da Corte portuguesa a Palmares, Zumbi foi raptado, levado à cidade vizinha de Porto Calvo e entregue a Padre Melo, que o batizou com nome de Francisco quando ele tinha sete anos de idade.
Aos 15, fugiu de volta para Palmares. Ainda jovem, se tornou chefe de uma das povoações do quilombo e chefe das forças armadas de Palmares. Com 25, foi nomeado líder do quilombo e lutou bravamente contra as tropas bandeirantes que insistiam em atacar Palmares.
Depois de sucessivas investidas, em 1693, o quilombo dos Palmares foi destruído, e Zumbi fugiu. Dois anos mais tarde, foi traído por um antigo companheiro e entregue para ser degolado. Morreu com apenas 40 anos, no dia 20 de novembro de 1695.

Hoje, Zumbi é símbolo da resistência contra todas as formas de opressão que ainda castigam o povo negro do Brasil.

Para saber mais sobre a história afro-brasileira leia África em Cores, nosso paradidático escrito pela professora e historiadora Ana Cristina Lemos.

http://www.slideshare.net/editorahtc/africa-em-cores

Nenhum comentário:

Postar um comentário