quinta-feira, 21 de maio de 2015

Novo idioma é estímulo para raciocínio das crianças

Não precisa ter medo de colocar o seu filho pequeno para aprender uma segunda língua. Isso não vai atrapalhar os outros aprendizados da criança. Pelo menos é o que garantem alguns especialistas. O entendimento mais recente é que quanto mais cedo o primeiro contato com o novo idioma, mais facilmente ele irá conseguir se expressar e melhor tende a ser a capacidade de raciocínio também em outras matérias.



Os três anos de idade é o ápice para aprender outro idioma. Se a novidade vier nessa fase seu filho poderá pensar e se expressar como um nativo. Por volta dos onze anos o processo vai ficando mais complicado e a situação se agrava a partir dos quinze. Segundo estudo promovido pela empresa de educação e tecnologia Rosetta Stones, em 2011, além da pronúncia próxima a de um nativo, as crianças alfabetizadas em inglês podem apresentar maior quociente de inteligência (QI), e também há a possibilidade de prevenir doenças senis, como Alzheimer.

A pesquisa identificou, ainda, maior facilidade, proatividade e rapidez de escolhas, por exemplo. “O cérebro é mais estimulado quando há o ensino de duas línguas ao mesmo tempo”, é o que garante a neuropsicóloga e professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Sylvia Ciasca. Quando se aprende uma língua, naturalmente o circuito da leitura se une ao da escrita. No caso de aprender mais de um idioma, esse processo se potencializa. Além disso, se o pequeno aprender outras matérias, como matemática, em outra língua, isso também pode proporcionar maior estímulo e motivação para outros estudos.

Sylvia considera que não há malefícios na alfabetização em duas línguas ao mesmo tempo, mas que é importante dar preferência para a língua materna. Caso a criança apresente dificuldades, como confusão com sons e grafias próximas das línguas, deve-se ter cuidado. “O importante é sempre respeitar o tempo de cada criança”, ressalta.

Outro levantamento feito por cientistas da Kings College e da Brown University, divulgado no "Journal of Neuroscience", explica que crianças têm mais facilidade para aprender outro idioma antes dos quatro anos de idade, quando as ligações entre os neurônios se desenvolvem para processar novas palavras.

Fonte: Terra Educação
Imagem: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário