sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Palavras cruzadas completam 100 anos de desafio à inteligência

Quem nunca jogou palavras cruzadas? O passatempo é um exercício para a mente e faz com que conheçamos um universo novo de palavras.

O jogo foi publicado pela primeira vez em 21 de dezembro de 1913 e virou sucesso mundial, mas o inventor jamais recebeu benefícios pelos direitos autorais.

Quer jogar um pouco? Clique AQUI!



As palavras cruzadas completam 100 anos esta semana. O primeiro jogo de palavras cruzadas foi publicado no The New York World em 21 de dezembro de 1913, criado por Arthur Wynne.

No domingo antes do Natal, em 1913, ele inventou um quebra-cabeça que chamou de palavra cruzada. O jogo estimula a memória e ajuda a desenvolver o vocabulário.
"Foi um sucesso imediato entre os leitores", disse Will Shortz, editor de palavras cruzadas do New York Times, e talvez o editor de quebra-cabeça mais famoso do mundo, segundo reportagem da rede CBS dos Estados Unidos.


Primeiro livro. "Por causa do grande sucesso, ganhou espaço em muitas publicações no mundo inteiro", disse. Mas até os anos 1920 o jogo ainda era pouco conhecido. Isso mudou quando dois jovens graduados de jornalismo da Universidade Columbia, Dick Simon e Max Schuster, decidiram entrar no mundo da edição.

"Um deles tinha uma tia que era um grande fã das palavras cruzadas, e ela sugeriu que eles fizessem um livro de palavras cruzadas", disse Shortz. Eles criaram então o primeiro livro de palavras cruzadas do mundo. O livro tornou-se um best-seller e fez o jogo virar mania nacional.


Havia vestidos de palavras cruzadas, concursos de palavras cruzadas. Houve um show na Broadway chamado 'Puzzles de 1925', em que a cena culminante foi a solução de um quebra-cabeças de palavras cruzadas.


Mas, apesar de sua popularidade, Arthur Wynne - o homem que começou tudo - nunca recebeu os direitos pela sua invenção, segundo a reportagem da CBS.


Patente. Depois de ter feito as primeiras palavras cruzadas, Wynn procurou seu chefe no jornal e disse: "Isso parece estar decolando. Devo registrar os direitos autorais?". Segundo sua filha, Catherine Wynne Cutler, que mora em Clearwater, na Flórida" o chefe respondeu: "Não, isso é uma moda passageira, Arthur, não desperdice o seu dinheiro."


Catherine contou à CBS que os quebra-cabeças fizeram parte da sua infância. Ela conta que o pai nunca reclamou por não capitalizar sobre a popularidade das palavras cruzadas.


"Ele gostava do fato de que ele tinha feito isso e que as pessoas que o chamavam de pai da moderna palavra cruzada."

Daniel Feyer, o Campeão americano das palavras cruzadas, resolve em média 10 palavras cruzadas por dia.

Sendo o mais rápido do país quando se trata de resolver as perguntas que formam o jogo, ele diz que resolve as dez cruzadas em pouco mais de dez minutos.


"Hoje em dia, as pessoas estão perdendo a capacidade de atenção", disse Shortz. "Um enigma diário tem cerca de 76 pistas e respostas, cada uma sobre um tema diferente. Resolver as questões faz sua mente pular de um lado para o outro eu isso é perfeito como exercício para o cérebro nos tempos atuais."


Fonte: Estadão.com http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,palavras-cruzadas-completam-100-anos-de-desafio-a-inteligencia,173053,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário