terça-feira, 14 de janeiro de 2014

O caminho do livro didático: do autor aos alunos


A gente percebe que o ano começou quando sentimos aquele cheirinho de livro novo em casa, não é mesmo? Mas antes de chegar às mãos de professores e estudantes, os livros didáticos passam por várias etapas, principalmente aqueles utilizados na rede pública de educação. Todo processo só vale à pena se alunos e pais colaborarem na conservação do material.

Para te ajudar a entender como acontece esse processo, a Editora HTC compartilha abaixo uma animação da revista Nova Escola. Confira também algumas dicas de como preservar seu livro para que ele continue novinho em folha até o fim do ano.




Dicas para conservar os livros didáticos
Os livros são fontes inesgotáveis de conhecimento e, por isso, conservá-los significa cuidar da nossa sabedoria.

- Os livros devem ficar longe de luz e umidade, pois a iluminação excessiva desbota as páginas, e a água pode causar mofo e deformar a capa. Mantenha-os num lugar limpo, seco e fresco.
- Guarde seus livros de pé, enfileirados num ângulo de 90º em relação à prateleira e sem pressão entre uma publicação e outra. Se for necessário empilhá-los, deixe os maiores na base.
- Evite comer e beber enquanto manuseia o livro. Manchas e migalhas podem ficar para sempre nas páginas e até estragá-las de vez. Procure lavar as mãos antes de começar a leitura.
- Para tirar o pó dos livros, utilize um pano macio e seco. É bom tirar a poeira com frequência, principalmente das partes mais expostas.
- Evite usar clipes ou dobrar as folhas para marcar a página. Dê preferência aos marcadores de papel.

Fontes:
http://gestaoescolar.abril.com.br/administracao/historia-livro-didatico-mec-pnld-532344.shtml
http://www.turminha.mpf.mp.br/nossa-cultura/literatura/dia-do-livro-turminha-da-dicas-de-conservacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário