quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Jovens israelenses visitam escola alemã: "Podemos amar uns aos outros"

Estudantes israelenses e alemães com professores
Por uma semana, o colégio chamado Norbert-Gymnasium, da cidade alemã Knechtsteden teve visita de estudantes de Israel. Os visitantes ficaram hospedados nas casas dos estudantes alemães.

Os 15 estudantes com dois professores vinham da cidade israelita Beer Sheba, que fica na beira do deserto Negev, a somente 30 quilômetros da Faixa de Gaza. Nessa visita houve passeios, excursões e belos encontros. Houve também um momento tenso, porque, de repente, o conflito atual na Palestina parecia estar bem perto dos estudantes alemães.


Há dois anos, o Colégio NGK tem se esforçado para realizar esse intercâmbio. "Como uma escola católica", disse o diretor Johannes Gillrath, "o contato com outras religiões desse mundo é um grande desejo nosso". Isso vale especialmente para Israel, porque "nós, como alemães, temos uma responsabilidade grande frente ao judaísmo".

Essa visita de Israel dá aos estudantes a oportunidade de entrar em contato pessoal, e este pode dar eles a um entendimento mútuo.

No fim desta semana, os estudantes alemães e também os de Israel tinham somente coisas positivas para falar sobre esse encontro. Eles foram recebidos com muito carinho e se sentiram muito bem. Não só as cidades Duesseldorf e Colônia, mas especialmente a catedral de Colônia impressionou os jovens israelenses. A natureza também os maravilhou: "Aqui tudo é verde!".

Os jovens dos dois países perceberam o quanto eles têm em comum, começando com os hobbies, o interesse por futebol, videogames, e até o gosto musical. "A gente se ama".

A visita dos jovens de Israel é um primeiro passo. Os planos são de, no futuro, também convidar estudantes árabes-cristãos ou árabes-muçulmanos e organizar encontros das religiões e culturas diferentes na Alemanha.

Noticia surgerida e traduzida por Carmen Reichert, estagiária da Editora HTC
Fonte: Dormago, http://www.dormago.de/dormagen-schule.php?user_id=16137

Um comentário:

  1. isso é muito bom,um passo imporante na aproximação entre judeus e alemães.

    ResponderExcluir