quinta-feira, 19 de março de 2015

O que é a nanotecnologia?

Esta é a ciência que projeta e desenvolve produtos e processos tecnológicos de partículas minúsculas, na escala de dimensões de um átomo, a escala de nanometros (um nanometro equivale à bilionésima parte de um metro). O nome foi citado pela primeira vez pelo físico Richard Feynman em dezembro de 1959 e definido pela Universidade Científica de Tóquio, no ano de 1974. Mas foi somente a partir do ano 2000 que a nanotecnologia começou a ser desenvolvida e testada em laboratórios.

Com técnicas e ferramentas específicas, o profissional que atua nessa área é capaz de organizar átomos e moléculas a fim de criar um novo material ou novo processo. Ele atua na área de pesquisa e desenvolvimento de setores como medicina e computação.



A tecnologia da manipulação da matéria em nível molecular já afeta ou afetará, em um futuro não muito distante, conhecimentos tão diversos como medicina, agronegócio e energia. Alguns produtos já são resultado do uso da nanotecnologia, como os microprocessadores. Toda vez que os processadores evoluem é necessário usar um novo processo de produção com uma escala menor, para poder fabricar as partes internas dele (que atualmente já são fabricados em 45 nanômetros) e assim diminuir seu tamanho e o consumo de eletricidade.

Para 2015, a necessidade de profissionais de nanotecnologia é de mais de 2 milhões em todo o mundo, de acordo com a National Science Foundation. Em agosto de 2013, foi lançado o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias, o SisNANO, que reúne laboratórios direcionados ao desenvolvimento, educação e pesquisas em nanociências enanotecnologias.

Naquele ano foi formada a primeira turma do curso de nanotecnologia. São boas as perspectivas de trabalho, sobretudo nos centros de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da indústria. O mercado brasileiro acompanha a tendência mundial - cresce de forma sistemática e consistente e depende de profissionais capacitados. As melhores oportunidades estão nos setores petrolífero, farmacêutico, de cosméticos, químico e de materiais.

Nos primeiros anos do curso, o currículo tem base em física, matemática, química e biologia. Depois, as disciplinas são direcionadas para a ênfase escolhida pelo aluno. Em física, estudam-se eletromagnetismo, mecânica quântica e medicina molecular. Em materiais, o conteúdo é voltado para disciplinas como tecnologia de materiais. E, em bionanotecnologia, para fisiologia celular.

Duração média: 4 anos.

O que você pode fazer: Criar produtos e processos tecnológicos em indústrias ou realizar pesquisa científica para universidades e institutos de pesquisa.

Fonte: Guia do Estudante e TechTudo
Imagem: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário