quarta-feira, 24 de junho de 2015

Latim não foi a única disciplina a abandonar a sala de aula

Disciplinas que hoje podem não fazer sentido eram comuns antigamente. Mudanças culturais, sociais e até políticas provocaram mudanças no currículo escolar. A professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) Lívia Freitas selecionou cinco disciplinas que já não constam nos currículos escolares. Conheça:

1. Educação Moral e Cívica e OSPB: Disciplina criada pelo Decreto-Lei nº 869, em 1969, previa o culto à pátria, bem como aos seus símbolos, tradições e instituições. A matéria deveria constar em todas as grades curriculares brasileiras durante o primário, que hoje equivaleria ao ensino fundamental, e era uma forma de exaltar o nacionalismo presente na época da ditadura militar (1964 - 1985). Os professores ensinavam a compreensão dos direitos e deveres dos brasileiros e o conhecimento da organização sociopolítica e econômica do País.


Esses conteúdos eram ensinados com mais profundidade na disciplina de organização social e política brasileira (OSPB) no segundo grau. Na época, foi criada a Cruz Mérito da Educação Moral e Cívica. A distinção era entregue a personalidades que prestavam esforços e dedicação à disciplina. Por não ser considerada parte de um regime democrático, Educação Moral e Cívica foi extinta da grade curricular brasileira em 1993, por meio da Lei 8.663, assinada pelo ex-presidente Itamar Franco.

2. Economia Doméstica: Não mais obrigatória, a disciplina ainda é lecionada em alguns colégios no Brasil. O que mudou mesmo foi a forma de transmitir o conteúdo. Hoje é adaptada à nova realidade de inserção das mulheres no mercado de trabalho e ao reconhecimento da importância de cuidar do meio ambiente. São tratadas questões como a preservação dos recursos hídricos, por exemplo. Seus conteúdos podem, também, ser abordados dentro das disciplinas de geografia, história e sociologia.

3. Educação para o Lar: Era ensinada com o intuito de levar principalmente as mulheres a cuidarem do lar. O contexto social mudou e a disciplina deixou de fazer sentido.

4. Latim: Disciplina obrigatória até 1964, quando um acordo entre o Ministério da Educação (MEC) do Brasil e a United States Agency for International Development (Usaid), dos Estados Unidos, tirou do currículo matérias consideradas obsoletas. Hoje, são poucas as escolas que mantêm o latim em sala de aula.

5. Técnicas Comerciais: Conteúdos administrativos, econômicos e contábeis faziam parte de Técnicas Comerciais. A disciplina ensinava por exemplo a utilizar serviços bancários. Com o avanço das tecnologias e sua difusão, tornou-se mais acessível e fácil descobrir como se preenche um cheque.

Fonte: Terra
Imagem: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário