quinta-feira, 16 de julho de 2015

Exercício físico e cochilo colaboram para os estudos

Estamos em clima de férias escolares, mas, mesmo com necessárias pausas, a rotina de estudos de quem está se preparando para vestibulares é cheia de exigências. Além do tempo dedicado à escola, cursinho ou estudos em casa, outros aspectos podem ser sacrificados, inclusive o sono. 

Utilizar a noite para estudar, depois de um dia cheio não é uma prática recomendável. Manter o sono em dia é fundamental para quem estuda, pois durante a noite repomos nossas energias. Dormir auxilia na concentração e na memória, coisas importantes para quem quer fixar conteúdos. 



Há algumas técnicas para aumentar a concentração e se manter acordado quando for realmente necessário. Confira: 

Faça exercícios - Quando estiver estudando faça uma pausa a cada 50 minutos para se alongar. Dê uma corridinha pelo quarto, estique os braços e pernas ou faça outra atividade física leve por cerca de 5 minutos. Isso estimula a circulação do sangue, desperta e deixa o corpo em alerta; 

Evite bebidas energéticas - Tomar café, refrigerante ou energético realmente desperta, mas grandes quantidades podem causar mais desvantagens. Prefira tomar água gelada. Deixe uma garrafinha por perto;

Água no rosto - Quando a sonolência pesar jogue água fria no rosto. A ação ajuda a despertar e também distrai o cérebro. Tomar um banho frio também vale; 

Alimentação adequada - Não faça refeições muito pesadas à noite, evite carboidratos e dê preferência para alimentos com baixo índice glicêmico, como a maçã. Alimentos ricos em proteína também são recomendáveis. 

Faça pausas - Quando sentir que está quase cochilando assista a algum vídeo divertido. Sorrir ou dar gargalhadas vai despertar e ao mesmo tempo relaxar o seu cérebro, pois libera endorfina no corpo. 

Estude em ambiente propício - Se você está com sono é um risco estudar na cama ou sofá. É essencial que o local de estudo seja adequado. Estude sentado, com luz boa e em um lugar sem barulhos. 

Tire sim um cochilo - Um cochilo de apenas 20 minutos pode ajudar e muito. O período é suficiente para relaxar o corpo, mas não o bastante que para se transformar em sono profundo. Não se esqueça de colocar o despertador para tocar e levante assim que o tempo se esgotar. 

É fundamental que o estudante organize seus horários para conseguir descansar. Evite tomar remédios e substâncias para se manter acordado. Essa prática pode ser prejudicial a longo prazo. 

Fonte: Brasil Escola
Imagem: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário