quinta-feira, 23 de julho de 2015

Laços de amizade dos primeiros anos de escola podem permanecer

Quem não se lembra de um amigo da infância? Muitas dessas amizades podem continuar durante a vida adulta. As crianças podem formar laços de amizades fortes, como também apresentar alguns problemas no relacionamento. Sabendo que essa é uma famosa disputa por brinquedos, por amigos e por espaço, é necessário trabalhar o respeito aos amiguinhos.

A professora Thais de Castro desenvolveu na escola em que trabalha um projeto que envolve a identidade do grupo e o cuidado aos amigos para construir vínculos, além de ter alegria de ir à escola. A amizade foi tratada como o sentimento que impulsiona o desejo de conhecermos uns aos outros. Com ela os elos se forma, surge a vontade de encontrar o outro diariamente e, aos poucos, vem a noção de pertencimento a um grupo.


O peixe Nicolau possibilitou diferentes aprendizados à turma. Começaram investigando o que já sabiam sobre esses animais. Alguns conhecimentos foram revelados e iniciou-se a investigação para coletar dados e ampliar informações. As famílias contribuíram e novos conhecimentos foram socializados em sala. Depois, partiram, então para a seleção de outras fontes de pesquisa.

Os pequenos assistiram a vídeos e folhearam livros. Puderam ainda observar, em um aquário com peixe de verdade, as características pesquisadas. Cuidar daquele ser vivo passou a ser um objetivo a ser desenvolvido em equipe. Como alimentar? Como limpar? Ao falar dos cuidados com o peixe, os alunos relembraram os cuidados que devem ter uns com os outros, respeitando preferências e aprendendo a conviver.

Essa foi apenas uma das saídas da educadora, que exemplifica a possibilidade que todos os professores possuem de ir além do esperado, além da rotina, aprofundando o conteúdo e a relação com a classe.

Fonte: Revista Guia Infantil
Imagem: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário